Categorias: Notas

Inimigos Íntimos – O trunfo do caçador de marajás

Na noite de 14 de dezembro de 1989, no segundo dos cinco blocos do derradeiro debate da campanha presidencial, Fernando Collor encaixou, no meio de uma resposta sobre casas populares, a informação de que Lula teria  “aparelhagens ultramodernas e sofisticadas de som” que ele próprio ”ainda não havia tido oportunidade de ter”.

O comentário pareceu tão absurdo quanto a ausência de respostas ou revides: na réplica, um Lula com expressão mais cansada, confuso e embaraçado, esfregando nervosamente as mãos, não tocou no assunto. Soube-se só mais tarde que Collor começou a explorar o tema na  véspera.

Em São Paulo, de volta da visita à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, Lula recebeu dois telefonemas anônimos. O primeiro avisou que Collor revelaria durante o debate que Lula aproveitou a passagem pela capital para presentear uma amiga jornalista com um aparelho de som. O segundo informava que as provas estariam armazenadas numa pasta verde.

Uma pilha de pastas permaneceu todo o tempo diante de Collor. Terminado o segundo bloco, a verde não estava mais lá. O golpe surtiu efeito. Lula terminou o debate dizendo que Collor, embora se proclamasse ”caçador de marajás”, não passava de um caçador de maracujás. Ninguém entendeu.

(A íntegra do debate pode ser conferida no site do YouTube, dividida em 17 partes)

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Lula

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21