2 de abril de 1982 — Argentina ocupa Ilhas Malvinas
As Forças Armadas da Argentina invadiram de surpresa as Ilhas Falklands, que os argentinos chamam de Malvinas. O governador inglês do arquipélago e os funcionários foram detidos. O presidente argentino Leopoldo Galtieri declarou que salvaguardou a honra nacional, recuperando as ilhas, que estavam em poder da Grã-Bretanha desde 1833.
O governo inglês rompeu relações diplomáticas com a Argentina. O chanceler lorde Carrington e o secretário de Defesa, John Nott, anunciaram a constituição de uma força-tarefa “muito poderosa” para intervir no território ocupado.
Em Buenos Aires milhares de pessoas saíram às ruas para celebrar a ocupação. A guerra fez os argentinos esquecerem por um breve período a explosão inflacionária e as violações dos direitos humanos cometidas pela junta militar, que se instalou no governo com o golpe de 1976.
Doze dias depois foram enviados secretamente pela Inglaterra um grupo de operações especiais enquanto os britânicos continuaram a preparar a grande esquadra, que derrotou os argentinos e retomou o arquipélago.
No conflito morreram 712 soldados argentinos e 255 ingleses. A Inglaterra gastou 2 bilhões de libras em armas e equipamentos. Foram usados os caças-bombardeiros de última geração. Já os soldados argentinos não tinham sequer agasalhos adequados para enfrentar o clima hostil.
A vitória militar britânica deu à primeira-ministra Margareth Tatcher uma enorme popularidade. Já a rendição argentina acelerou a queda da ditadura. Os militares passaram a ser vistos como aventureiros, que jogaram o país em uma guerra inútil. O general Galtieri foi deposto e, no ano seguinte, foram realizadas eleições livres, com a vitória de Raúl Alfonsín.
EUA e França quebram acordos com a Argentina
Os Estados Unidos mesmo sendo obrigados pelo Tratado Interamericano de Assistência Recíproca a dar suporte militar à Argentina, descumpriram o acordo e passaram para os britânicos informações militares estratégicas obtidas por seus satélites.
O Chile apoiou a Inglaterra devido ao litígio com a Argentina sobre o Canal de Beagle. E a França forneceu aos ingleses os códigos que permitiam desviar os mísseis Exocet lançados pelos argentinos.
Os franceses venderam esses mísseis à Argentina, mas por fazerem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte apoiaram os britânico na guerra.
Fonte: JBlog/Hoje na História
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…