Categorias: Notas

Guilherme Fiúza escreve

Palocci voltou

A absolvição de Antônio Palocci no Supremo é boa para o Brasil. No lulismo, Palocci é a antítese da histeria e do despreparo simbolizados pela companheira de armas Dilma Rousseff.

Dizem que a vida do caseiro Francenildo piorou muito depois do escândalo da violação de seu sigilo bancário. É provável. Mas é certo que a vida do Brasil ficou pior depois que Palocci caiu em desgraça.

Os resultados estão aí: deu cupim na área econômica, finalmente invadida pelo petismo parasitário, que conseguiu bagunçar até a outrora inexpugnável Receita Federal, sob o olhar derretido do ministro Mantega. As contas públicas foram para o espaço, com a gastança populista e a notícia de que a meta de superávit dançou.

Considerando que a meta de superávit primário, instrumento crucial da organização econômica brasileira, foi instituída em 1998, dá para dizer que o país retrocedeu pelo menos dez anos com a saída de Palocci.

O que se construiu desde então foi esse projeto de governo PPP (populista, perdulário e prepotente), encarnado pela figura tormentosa de Dilma Rousseff. Palocci organizou o poder, fortalecendo as instituições. Dilma desorganizou o poder, esculhambando as instituições – com esse epílogo lamentável de bate-boca público com uma ex-secretária, a quem a ministra tentara coagir para ajudar a família Sarney.

O Supremo pode ter escrito certo por linhas tortas (ou nem tão tortas, vai saber). Palocci é a banda boa do lulismo. É sintomática a sua ressurreição no momento em que a candidatura da companheira Dilma começa a fazer água.

Isso se a decisão do STF não desaparecer dos arquivos. Ultimamente, as coisas se apagam com muita facilidade em Brasília.

Guilherme Fiúza é escritor e articulista de Época

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21