Categorias: Notas

Guilherme Fiúza comenta

No picadeiro do G-20

Lula, Mercado financeiro, ObamaLula será bonzinho com o FMI, Barack é irreverente, Michelle tem lindos braços. Essa soma dá 1 trilhão de dólares e leva euforia às bolsas. Acredita nisso quem quiser.

Quem não quiser, verifica que no dia seguinte à salvação do mundo as bolsas recuam, “por causa do desemprego nos EUA”. Segunda-feira o mercado vai subir (ou cair), por causa de alguma outra coisa que ele vai escolher na hora.

Se a situação voltar a piorar, Michelle vai ter que malhar um pouco mais. Talvez Barack tenha que assistir a um jogo do Corinthians com Lula. Aí as bolsas se acalmam.

Esse cotidiano da crise deveria passar a ser ditado por Gilberto Braga e Benedito Ruy Barbosa. Chega de intermediários.

O G-20 vai combater a escassez de crédito com um cerco aos paraísos fiscais? Só rindo. O G-20 vai dar a receita de bolo para os bancos do mundo inteiro operarem com segurança? Ok, conta agora a do papagaio (com duplo sentido).

A circulação do dinheiro estava livre demais, com alavancas arriscadas demais. Irresponsabilidade e ganância, certamente. Mas ousadia também. Circulação de dinheiro gera riqueza, mesmo que parte dos ativos seja artificial – tão artificial quanto uma reunião do G-20.

Agora Paul Krugman e os bem pensantes gritam que a salvação do mundo está na intervenção estatal, esse neo-keynesianismo de padaria. De repente, essas máquinas burocráticas caindo de podre são o bálsamo da modernidade. Hugo Chávez para presidente do G-20!

Governos e bancos vão aumentar um pouco a regulação para limpar a barra dos rombos. E esse trilhão (seja lá o que ele for) sairá da poupança gerada pela bonança dos últimos dez anos. O preço da farra será pago pela farra.

Enquanto cospe no prato que comeu, o mundo civilizado se distrai falando mal dos bancos e bem dos braços de Michelle. Risco zero.

Guilherme Fiúza, jornalista

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03