Categorias: Notas

Forças indianas retomam controle de Mumbai; número de mortos chega a 195

A série de ataques realizados por extremistas em Mumbai (Índia) deixou 195 mortos e cerca de 300 feridos, anunciou neste sábado o Departamento de Gestão de Catástrofes da cidade. A polícia anunciou o fim das operações depois que os três últimos terroristas que ainda estavam entrincheirados no hotel de luxo Taj Mahal foram mortos durante a madrugada.

A operação terminou mais de dois dias depois do início da série de ataques coordenados realizados na cidade, que é a capital financeira da Índia. “Três terroristas foram mortos mas ainda vamos continuar com as operações”, disse o diretor-geral da NSG (Guarda da Segurança Nacional, na sigla em inglês), J. K. Dutt, segundo o site do jornal indiano “Times of India”.

“Todas as operações acabaram. Todos os terroristas foram mortos”, disse, por sua vez, o general Hassan Gafoor.

Segundo o diretor do departamento, R. Jadhav, outras 300 pessoas ficaram feridas nos confrontos entre a polícia e os extremistas. Após a declaração oficial das mortes dos insurgentes, a polícia realizou uma varredura nos quartos do hotel em busca de algum terrorista que pudesse ter se escondido ou de explosivos. Na busca, os policiais recuperaram um rifle AK-47.

Diversas explosões foram ouvidas no hotel, de 105 anos, durante toda a madrugada (horário local), assim como o tiroteio entre os terroristas e as forças policiais.

O ataque contra Mumbai começou na quarta-feira (26), quando um número ainda indeterminado de terroristas avançou contra os mais luxuosos hotéis de Mumbai –Taj Mahal e Trident-Oberoi–, uma estação de trem e o restaurante Café Leopold, freqüentado por turistas, entre outros pontos.

Nesta sexta-feira (28), as tropas indianas tomaram o controle do hotel Oberoi e invadiram o centro judaico Chabad Lubavitch. Ambos os locais eram usados pelos criminosos para manter reféns após o massacre .

Fonte: Folha Online

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00