Categorias: Notas

Fábrica de idéias esquisitas no Ministério da Fazenda

Parece que há uma fábrica de idéias esquisitas no Ministério da Fazenda. Todo dia surge uma coisa esquisita, como a que mostra hoje a jornalista Cláudia Safatle, do jornal Valor Econômico, sobre a desoneração da folha de pagamentos.

Se a empresa tiver com muita dificuldade financeira, ela terá desoneração por parte do governo. Ao invés de ser para todo mundo, inclusive para aquelas que estão bem e que poderiam empregar mais, será apenas para quem estiver com problemas, premiando a incompetência.

A empresa terá que comprovar ao sindicato que está com dificuldade financeira. Aí ela terá uma desoneração.

Depois de provar a dificuldade financeira, a empresa combina com o sindicato uma redução da jornada de trabalho. Mas sem diminuição dos salários. Então, na prática, é como se ela tivesse aumento de custos e os trabalhadores tivessem aumento de salário, porque vão trabalhar menos e ganhar a mesma coisa.

O governo abrirá mão de tributos da previdência e de outros que compõem o Sistema S. Além disso, reduziria também o FGTS, caindo de 8% para 1%.

A redução da folha deveria ser feita para toda a economia, pois assim tornaria os setores dinâmicos ainda mais dinâmicos. O problema é que a arrecadação está caindo com a crise e os custos fixos do governo aumentaram nos últimos anos, por conta de uma série de aumentos de gastos, como nos salários do funcionalismo. Agora, falta dinheiro para fazer o que é certo.

Ontem, a reunião com Lula e as centrais sindicais não avançou e na semana que vem eles vão se encontrar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Espero que não seja para levar adiante o que mostra hoje a reportagem do Valor.

Fonte: Miriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00