Categorias: Artigo

ENTREVISTA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Quando uma religião começa a dominar, tem como adversários os que foram seus primeiros adeptos” (Nietzsche)

Novelista de imaginação fabulosa, o escritor ítalo-argentino Pitigrilli trouxe na sua literatura de ficção um jornalista que entrevistou Deus; a crônica mostra que este apareceu à meia-noite no quarto do repórter assustando-o.

Vou parodiar a historieta, criando outra personagem de jornal que recebeu também a mesma visita. E ouviu do madrugante que revelou:  – “Sou Deus”, disse, desfazendo a dúvida do sonolento jornalista, revelando pelo semblante a incerteza da identidade do personagem, e falou: – “Aparecendo a essa hora acordando-me abruptamente, não preciso conhecer Teologia para presumir que és o Diabo”.

– “Não importa o que pensas de mim; quero ser entrevistado como o Deus que está na Bíblia, aquele que transformou a mulher de Lott em estátua de sal, que mandou as sete pragas para o Egito, fez da vara de Aarão uma cobra e castigou com conjuntivite a Santa Genoveva pela curiosidade olhando pelo buraco da fechadura”….

Assim, o jornalista se sentiu mais seguro e disse: – Concordo, mas pensava que Deus teria outra maneira de se apresentar…” E foi de pronto replicado: – Querias que eu me revelasse como uma sarça ardente, como fiz com Moisés? Fez uma pausa e repetiu: -“Quero ser entrevistado, tu serás uma pessoa que falou com Deus”.

Pegando passivamente caneta e papel, ouviu do hóspede inesperado: – “Venho de público lembrar às pessoas que me pedem uma ajuda pessoal para esquecerem isto; tenho milhões de sistemas universais para cuidar e não me é possível ajudar ninguém a ganhar na loteria ou resolver casos conjugais ou solucionar problemas com um cano furado…”

Este introito basta para certificar-nos de que este não era o Diabo, mas o Deus das pessoas inteligentes como Spinoza, que se refere ao Altíssimo como a “Alma do Universo” e que Einstein afirmou não aceitar um deus que se preocupe em atender necessidades pessoais….

Assim, uma criação imaginária ganha força de argumentação para as pessoas que não pagam a fraudadores que se apresentam como intermediários entre o crente e Deus; e levam ao evangelho de Mateus (VII,6): “Não deis coisas santas aos cães e não lanceis pérolas diante dos porcos, com medo que pisem nos nossos pés ou se voltem e vos despedacem”.

Na sua fantástica herança intelectual, o pastor autêntico Martin Luther King nos esclareceu alertando que:  – “A religião mal-entendida é uma febre que pode terminar em delírio”; e presume-se que seja o que ocorre no círculo íntimo da Família Bolsonaro ao defender o pastoril corrupto do Ministério da Educação.

Deixa-nos dúvidas se é realmente incompreensão ou cumplicidade. O ouro reluz nos olhos ávidos de quem praticou a rachadinha e recebeu cheques de origem suspeita e sem uma explicação lógica; talvez por isso assistimos o capitão Bolsonaro defender o ministro Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que indicou e sustentou no Ministério.

Foi criminosa a ação de lobistas para liberar verbas federais como foi crime mantê-los e acumpliciar-se com eles: está no Código Penal como formação de quadrilha. Para tirar o corpo fora, Bolsonaro agora “joga no mato” (como se diz no Sertão) seu Ministro.

Poderia ter sido antes, pois Ribeiro perdera há muito o apoio da ala militar, da maioria do Centrão e de parte do seguimento evangélico; ficou mais tempo porque não passava de um fantoche.

Há quem tenha se revoltado mais com a foto na Bíblia do Pastor-Ministro do que com as propinas; mas o que a Cidadania exige é honestidade dos ocupantes do Poder. Para os hipócritas, Nietzsche tem um recado: – “Quando colocamos a verdade de cabeça para baixo, geralmente não notamos que também nossa cabeça não se acha onde deveria estar”.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26