Categorias: Artigo

DUPLICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

“A verdade que fere é pior do que a mentira que consola”  Chico Xavier

Já falei da bipolaridade em outro texto, mas este transtorno mental nada tem a ver com a duplicidade. Um se caracteriza por manias e depressões observados por terceiros e o portador não sente; o outro obedece a um comportamento refletido e velhaco diante de outrem.

A bipolaridade é uma doença, acompanhada por psiquiatras e psicanalistas. Os “duplos” assumem as suas atitudes passivas ou ativas, mas geralmente arrogantes ao tratar com as pessoas que gostam ou desgostam.

Provocada pela pandemia do novo coronavírus, a crise planetária pôs em evidência mudanças nos relacionamentos sociais. Comprova-se isto em todos os níveis de convivência, muito tristemente nas redes sociais, onde têm realçado a hipocrisia e má-fé que antes não se via.

Pelos fundamentos do “Bloco Universal”, passado, presente e futuro existem simultaneamente em dimensões diferentes… Esta situação tridimensional se aceita, decepciona e entristece ao mesmo tempo as projeções do que estão por vir no futuro. Que destino nos aguarda no pós-pandemia?

As crises existenciais que surgiram com o novo coronavírus no Brasil mudaram flagrantemente o comportamento das pessoas; na política, acrescentou-lhes o fanatismo, o medo e ódio, levando-as ao estágio inicial das crenças primitivas, temendo o desconhecido e submetendo-se ao comando superior do poder na paz e na guerra.

Estas síndromes, do fanatismo, do medo e do ódio, expõem-se às fraudes que negam as manifestações não identificáveis da Natureza, como, por exemplo, as vacinas antivírus. Fazem igual como os sectários religiosos Testemunhas de Jeová, que são contra a transfusão de sangue, mesmo para salvar as vidas dos pais, esposa e filhos.

Apareceu, também, no campo político, o padrão negacionista. As palavras-de-ordem do chefe, mesmo que seja reconhecidamente ignorante ou sociopata, é aceita como verdade absoluta, tornando-se um mantra nos grupos do WhatsApp…

Tudo isto decepciona e entristece, repito, principalmente na vivência da letal covid-19 que já ceifou a vida de cerca de 180 mil brasileiros, em sua grande maioria enlutando suas famílias graças ao negacionismo demonstrado pelo desdém do presidente Jair Bolsonaro pela pandemia, referindo-se a ela como uma ‘gripezinha” e um “resfriadinho”.

A psicopatia do Presidente, para completar, desdenhou novamente a pandemia, as infecções e mortes, dizendo esta semana no Rio Grande do Sul que a peste “está no finzinho”. E é desmentido pelos números do seu próprio governo, com o Ministério da Saúde registrando o aumento dos óbitos e das pessoas contaminadas…

Infelizmente, este desprezo arrogante do Presidente pela terrível doença tem seguidores ativos – minoritários, mas organizados e audaciosos –, aceitando o charlatanismo de remédios ineficazes, aplaudindo a administração da Saúde Pública incompetente e mentirosa, desrespeitando os fundamentos científicos reconhecidos mundialmente.

De sã consciência, considero o comportamento negacionista um desempenho conturbado e agressivo que carece de lucidez e tranquilidade emocional para debater os problemas advindos da pandemia.

Não me permito aceitar quem, em pleno século 21, não vejam os avanços civilizatórios da humanidade na Ciência e na Tecnologia. Condeno, e condeno veementemente, aqueles que em vez de apresentar argumentos objetivos e reais, caem na torpeza dos ataques pessoais; e há quem venha em seu favor.

No meu modo de ver, valorizo a Ciência e não regateio aplausos para as vacinas que estão sendo pesquisadas mundialmente por cientistas de várias nacionalidades, inclusive os brasileiros que trabalham com a AstraZeneca/Oxford na Fiocruz, Coronavac no Instituto Butantan, a Sputnik V no Instituto de Tecnologia do Paraná, e em vários hospitais universitários.

A estes patriotas, trabalhadores da Saúde, dedico a “verdade que fere” de Chico Xavier: declarando o meu respeito por eles, inversamente proporcional ao meu repúdio ao deboche anticientífico dos ultrapassados defensores da “Terra plana”…

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26