Categorias: Notas

Dilmandela

A oposição reclamou da comparação feita por Lula entre Dilma Rousseff e Nelson Mandela, no programa eleitoral do PT. Pura perseguição.

Dilma e Mandela têm tudo a ver. Ela é mulher, ele é negro – o que na aritmética eleitoreira da esquerda dá no mesmo.

Tanto Dilma quanto Mandela ascenderam politicamente após fenômenos históricos: na África do Sul, a queda do Apartheid; no Brasil, a queda dos mensaleiros – que deixaram o PT sem candidato e obrigaram Lula a inventar Dilma.

A própria candidata já explicou que a diferença essencial entre ela e Nelson Mandela é que ele ficou preso 27 anos, enquanto ela ficou 3 anos e meio.

Mas não seja por isso: Dilma está correndo atrás dos 23 anos e meio que lhe faltam para se igualar ao líder sul-africano. Faz propaganda eleitoral ilegal, interveio clandestinamente na Receita Federal para proteger a família Sarney, usou a máquina do Estado para montar dossiê contra o presidente anterior, falsificou imagem de atriz famosa em seu site oficial. Ela chega lá.

O presidente do PT citou Voltaire para dizer que “podem achar absurda a comparação, mas não podem tirar de Lula o direito de fazê-la”. Aí foi excesso de zelo. O sagrado direito de falar absurdos já está garantido a Lula há muito tempo.

Para unir seu país, Mandela teve que falar por dialetos. Dilma também. Ouçam-na explicando a comparação feita por Lula:

“Acho que o presidente queria destacar duas características similares das ditaduras: que elas deixam poucas opções para as pessoas. Então quando você, de fato, quer combater as ditaduras efetivamente, não tem muitas opções e recorre aos meios de que dispõe naquele momento”.

Um dialeto altamente cifrado, que nem a famosa Madame Natasha, professora de piano e português, seria capaz de decifrar.

Como se vê, Dilma Rousseff e Nelson Mandela são praticamente a mesma pessoa. A oposição tem que deixar de ser invejosa e procurar um líder à altura da lendária afilhada de José Dirceu.

Guilherme Fiúza,  jornalista e escritor

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03