O ministro Guido Mantega passou os últimos nove meses afirmando que o Brasil não entraria em recessão por causa da crise internacional. A tese era de que a China puxaria o crescimento dos emergentes, principalmente daqueles países exportadores de commodities, como é o caso do Brasil.
Somente nas últimas semanas, quando se aproximou a data de divulgação do resultado do PIB do 1º trimestre, por parte do IBGE, o ministro passou a admitir publicamente que o Brasil entraria em recessão. Isso foi confirmado hoje.
Pois assim que a queda do 1º trimestre veio melhor que as projeções (inclusive do próprio ministério da Fazenda, que previa queda de 1,5% na comparação com o trimestre anterior), Mantega voltou a falar que a economia está “descolada” da crise.
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…