O ministro Guido Mantega passou os últimos nove meses afirmando que o Brasil não entraria em recessão por causa da crise internacional. A tese era de que a China puxaria o crescimento dos emergentes, principalmente daqueles países exportadores de commodities, como é o caso do Brasil.
Somente nas últimas semanas, quando se aproximou a data de divulgação do resultado do PIB do 1º trimestre, por parte do IBGE, o ministro passou a admitir publicamente que o Brasil entraria em recessão. Isso foi confirmado hoje.
Pois assim que a queda do 1º trimestre veio melhor que as projeções (inclusive do próprio ministério da Fazenda, que previa queda de 1,5% na comparação com o trimestre anterior), Mantega voltou a falar que a economia está “descolada” da crise.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…