Categorias: Artigo

De Volta ao Passado

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

“A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que ilumina o caminho já percorrido.” (Confúcio)

Diante da situação caótica que o Brasil atravessa, vale à pena recorrer à experiência para se analisar a realidade. E dessa maneira estamos de volta ao passado graças à caricatura distorcida da falsa esquerda que compõe o narco-populismo.

Essa aberração, infelizmente, seduz grupos sociais revoltados e ignorantes. Semi-analfabetos (embora sagazes, sabidos, como se diz), repetem como um disco de vinil rachado, as palavras-de-ordem dos chefes, acreditando na Utopia que pregam.

Nunca leram um livro, ou por preguiça como Lula, ou simplesmente por acreditar que erudição se adquire por osmose. De outro lado, com a viseira do sectarismo, seus assistentes partidários nada acrescentam além da Xerox de Gramsci.

Essa falta de conhecimento teórico é tão grande, que uma senhora amiga de minha família, antiga militante comunista, hoje no PC do B, disse-me que o grande marxista da atualidade no Brasil é frei Boff… E vai além, repassa por e-mail todos os artigos dele como se fossem psicografias de Marx, Engels e Lênin…

A lanterna da experiência me divertiu nessa conjuntura: levou-me ao roteiro de Zemeckis e Bob Gale “De volta para o Futuro”, feito filme dirigido pelo próprio Zemeckis, o maior sucesso cinematográfico de 1985.

Foi rotulado como ficção científica, por tecnologias futuristas, com seus carros e skates voadores… Entretanto, foi mais que isto, estimulou idéias; não foi por acaso candidato ao Oscar e ao Golden Globe.

Estrelado por excelentes atores, com Michael J. Fox no papel de Marty McFly, e Christopher Lloyd como o Dr. Emmett Brown, a aventura leva McFly ao passado num invento do inquieto cientista Brown. A quem interessar, o filme está à disposição no Google e no Netflix.

A lembrança que tenho da fita levou-me a Confúcio, cuja citação optativa abre este texto. K’ung-fu-tzu, literalmente em chinês “Mestre Kong”; é o admirável filósofo da moralidade pessoal e governamental que nos legou belos ensinamentos como “Se queres prever o futuro, estuda o passado”.

Nada mais útil de pensar nesses infelizes tempos em que reinam a amoralidade e a imoralidade lulo-petistas. E foi o que fiz pesquisando as origens da desmoralização das esquerdas que cultuam a personalidade de Lula da Silva. É dele a responsabilidade da economia e da política brasileiras correndo como uma locomotiva sem freio para o desastre.

O passado é revelado com o que escreveram para Lula e ele assumiu a autoria da “Carta aos Brasileiros” que está fazendo 13 anos agora (oh, número negativista da Cabala, 13!). Eis um excerto bom de lembrar:

“– O Brasil quer mudar. Mudar para crescer, incluir, pacificar. O povo constata com pesar e indignação que a corrupção continua alta e, principalmente, a crise social e a insegurança tornaram-se assustadoras. O País não pode insistir nesse caminho. O povo brasileiro quer mudar para valer. Quer trilhar o caminho da reforma tributária que desonere a produção. Da reforma agrária que assegure a paz no campo. Da redução de nossas carências energéticas e de nosso déficit habitacional. Da Reforma Previdenciária. O novo modelo não poderá ser produto de decisões unilaterais do governo. Acredito que o atual governo colocou o País novamente num impasse.”

Penso que se imprimíssemos estas palavras em forma de boletim, os “esquerdistas” diriam que estávamos pregando um golpe. Se distribuíssemos este material na segunda grande manifestação pelo impeachment de Dilma no dia 12 de abril, nos chamariam de subversivos…

A verdade é que estudando o passado, enterraremos para sempre a grande mentira que é o PT, e o impediremos de voltar a enganar o povo brasileiro.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26