Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me leva a dar um “Viva a Vida!” diariamente…. A minha resposta, curiosamente, que deveria ser simples e direta, exigiu de mim uma profunda reflexão.
Quando dou a ênfase à interjeição não estou pensando no meu apego à existência material. Vejo a Vida com uma amplitude tão grande, abrangendo tudo o que a Natureza comporta, alcançando um papel predominante desde o surgimento da vida na Terra chegando ao aparecimento do ser humano.
Entre cientistas e filósofos que abordaram o tema, guardo a lembrança juvenil dos anos escolares, do bioquímico russo Aleksandr Oparin, pesquisador sobre a origem da vida, que condensou seus estudos num opúsculo de pouco mais de cem páginas, “O que é a Vida”.
Oparin ensinou-me a ser contrário à tese que resume “arbitrariamente” a Vida apenas para a existência humana. A Ciência contemporânea atesta que o nosso planeta passou milhares de anos, desde a sua formação, mantendo-se sem vida, e, no caminho percorrido da sua evolução, é que surgiram organismos primitivos, os protobiontes, designação que a Biologia dá aos primeiros seres vivos.
Aprende-se assim que a Vida surgiu há cerca de 3,8 bilhões de anos, num ambiente aquático repleto de simples compostos químicos. De acordo com biólogos e bioquímicos, foram as reações entre moléculas orgânicas, como aminoácidos e ácidos nucleicos, que deram origem a organismos semelhantes a bactérias, capazes de se replicar.
Os registros históricos desta mudança e transformação do planeta atestam depois o surgimento dos eucariontes, células com núcleo definido, que deram origem aos organismos pluricelulares.
Foi daí que pela via biogenética a massa fundamental de oxigênio molecular na atmosfera terrestre se formou após o surgimento de vida na Terra; dessa maneira, com a ajuda da luz solar produzindo energia liberou-se mais oxigênio e permitiu o advento de organismos mais complexos e diversificados como plantas, animais e fungos, culminando, passados milhões de anos de seleção natural, no aparecimento dos primeiros hominídeos.
No período histórico que os geólogos batizaram de Era Terciária que em algum continente, possivelmente submerso no Oceano Índico, viviam bandos de macacos antropoides, mais tarde descritos por Darwin como de estatura média, o corpo peludo e orelhas pontudas, passando a maior parte do tempo sobre árvores.
Foram estes, pelo fato de subirem nas árvores que usaram as mãos diferentemente dos pés e este exercício fê-los desacostumar de empregar as mãos para caminhar e, sem a ajuda das mãos, adquiriram pouco a pouco uma posição ereta.
Na transição da marcha quadrúpede para a bípede, nossos antepassados passaram e empregar as mãos para outras tarefas, na confecção de ferramentas, tecidos, na colheita e na caça, já com instrumentos fabricados com lascas de pedra.
Chegaram desta maneira a um estágio rudimentar do trabalho e a necessidade de comunicação, porque tinham algo a dizer para os outros. A sua laringe mal constituída aperfeiçoou-se e adaptou-se a exprimir sons inteligíveis. A produção de bens explica assim a origem da linguagem articulada.
A filosofia moderna raciocina que a mudança é a Lei da Vida. Infelizmente há muita gente que por ignorância e desinformação não alcança isto; e na nossa vivência atual convivemos com a mesma grosseria e a estupidez anteriores à conquista da humanização dos antropoides….
Alguns de nós resistem e se indignam em ver que o trabalho é menosprezado pelo crime, como ocorreu no assalto às aposentadorias e pensões do INSS. Dotados de consciência, lutam para encerrar este atual ciclo dantesco da política brasileira, aprendendo com Machado de Assis que “a Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal”.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…