Categorias: Notas

CURTO CIRCÚITO

LavaJato: PF investiga contrato entre José Dirceu e empreiteira

A Polícia Federal analisa um contrato entre a empreiteira Camargo Corrêa, uma das empresas investigadas na operação Lava Jato, e o ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção no “mensalão”. Os documentos foram descoberto durante as buscas de agentes na sede da empreiteira e revelados pelo site da revista Época.(EBN)

Por culpa do (des)governo petista

Apoio à democracia no Brasil é o ‘menor em 8 anos’. Estudo sugere que brasileiros se sentem mais inseguros, menos satisfeitos com serviços e menos tolerantes politicamente que em anos anteriores.(BBC/BR)

Onde tem PT…

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestaram pela rejeição das contas de campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com o relatório, foram identificadas irregularidades em 4 % do total arrecadado e em 14% das despesas. Dos R$ 319 milhões obtidos, a campanha gastou R$ 318 milhões. Para técnicos, entre outros pontos, há falha na comprovação de serviços e ao registrar doações. O texto foi enviado para o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, que poderá seguir as recomendações. (FSP)

Revogar a Lei da Anistia?

Espera-se que o relatório final da CNV traga uma relação de aproximadamente 300 nomes de agentes do Estado acusados de crimes como mortes, torturas e desaparecimentos de corpos. A recomendação da comissão, segundo indicou um de seus integrantes, Pedro Dallari, será de que cem militares acusados ainda vivos sejam levados a julgamento.

(Marco Aurélio Mello, min. do STF: “Entendo que a Lei da Anistia é uma página virada. É um perdão em sentido maior”)

Juiz é deus???

O juiz Marcelo Baldochi, que não embarcou em um avião em Imperatriz (MA) por estar supostamente atrasado, deu voz de prisão a três funcionários da TAM. Ouvidos pela polícia, eles foram soltos. A companhia diz seguir a legislação. Baldochi não foi localizado. (BR Econômico)

Efeito sobre os gigantes

A queda do preço do petróleo, que ontem atingiu nova mínima em cinco anos, pode dar um impulso extra às duas maiores economias do mundo. Nos EUA, a gasolina mais barata, combinada com o mercado de trabalho mais forte, tende a aumentar a renda e o consumo. Na China, que continua dando sinais de desaceleração, a queda do barril abre espaço para novos estímulos do governo. (Míriam Leitão)

Processo nos EUA é para valer

Ações da Petrobras caem mais após processo judicial nos EUA: Investidores que compraram ADRs da empresa cobram ressarcimento pelas perdas no valor dos papéis, relacionadas à má governança e às denúncias de corrupção na estatal. O Tradicional escritório de advocacia Wolf Popper LLP vai a corte em Nova York processa a Petrobras por dano a acionistas.

Os dividendos da Eletrobras

Os maus resultados operacionais da Eletrobras sinalizaram para redução dos dividendos o que afeta a tese de investimento de vários acionistas.(Valor)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00