Categorias: Notas

Companheiro Evo

Sob Morales, coca não é droga

Simón Rey, um pequeno produtor rural boliviano que sempre teve lavoura de café em Caroico, a duas horas de La Paz, conseguiu aumentar sua renda seguindo os sitiantes vizinhos, que plantam coca. Nos anos 80 e 90 ele foi incentivado pelos americanos a adotar culturas alternativas como café, laranja e hortaliças.

Agora, porém, a coca parece imbatível na região, com forte aumento de produção. Não é só pela terra, mais propícia à cultura. Há o fator preço, que tem subido no mercado legal — os bolivianos mascam a folha e a usam para fazer chá. E há, acima de tudo, o fator Evo Morales que sob seu governo, os cocaleiros deixaram de ser perseguidos. “Coca não é droga” é uma frase que virou hit e estampa camisetas vendidas em todo o país.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS ESPÍRITOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…

8 de dezembro de 2025 9h23

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36