Categorias: Notas

Comentário (II)

“Imprimir dinheiro”

Em reunião anteontem na Fiesp sob o impacto do anúncio da retração recorde na indústria, Delfim Netto culpou o Banco Central por não ter protegido as exportações com o dinheiro recebido dos EUA no swap de setembro (US$ 30 bilhões). O BC, criticou o conselheiro de Lula, preferiu deixar os recursos em caixa.


O clima da reunião, da qual participaram pesos-pesados como Roger Agnelli (Vale), Benjamin Steinbruch (CSN) e Frederico Curado (Embraer), foi sorumbático. Lawrence Pih (Moinho Pacífico) observou que o desespero no mundo é de tal grandeza que só resta “imprimir dinheiro”. Delfim afirmou que o Brasil deveria fazer isso mesmo.

RENATA LO PRETE, jornalista (painel@uol.com.br)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03