Categorias: Notas

Comentário (I)

Egomania

O presidente Luiz Inácio da Silva ia bem no programa Café com o Presidente, na avaliação sobre a vaia no Maracanã. “São dois momentos de reação humana”, dizia, conferindo ao episódio a devida naturalidade das ocorrências possíveis a um homem público quando diante de platéias entregues à espontaneidade própria de multidões.

Ia bem até tropeçar no ego ferido: “Isso (a vaia) não muda um milímetro do meu comportamento com o Rio de Janeiro.”

A frase, assim como o cancelamento da fala de abertura do Pan, traduz o inconformismo e a raiva de um presidente da República que se considera, além de intocável, dono da prerrogativa majestática de condicionar decisões de governo a sentimentos e ressentimentos de caráter pessoal.

Dora Kramer, dora.kramer@grupoestado.com.br

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03