Categorias: Notas

Comentário (I)

História de investidor na Bolsa

Ficou famosa a observação do cientista e empresário Bernardo Baruch. Toda manhã, engraxava os sapatos perto do escritório, e tinha um respeitável departamento de ações.

Enquanto trabalhava, o engraxate lhe deu uma lista com 5 ou 6 ações, “que vão subir muito”. Chegando ao escritório, mandou liquidar todas as ações. O chefe do Departamento, perplexo, lhe disse: “Mas doutor, as ações estão em alta”. E Baruch: “É na alta que se vende”.

E contou a história do engraxate: “Quando um engraxate lhe dá informações sobre Bolsa, é hora de vender”. Não perdeu um dólar quando a Bolsa explodiu.

HÉLIO FERNANDES, jornalista

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03