Caráter
O governador do Ceará, Cid Gomes, já tem lugar garantido no pódio dos campeões do ano, por ora imbatível na categoria revelação. Revelou-se, primeiro, na arrogância ao qualificar de “demagogia barata” o requerimento de informações de deputados da oposição sobre sua viagem em jato fretado à Europa.
Revelou-se, depois que o caso ganhou repercussão nacional, na pusilanimidade ao jogar sobre a mulher a culpa pela presença da sogra no avião e transferir à Casa Civil a responsabilidade pela escolha da hospedagem de luxo e pela ocultação das informações do Diário Oficial.
Revelou-se, por ocasião da apresentação de desenxabido pedido de desculpas, no cinismo ao insistir na natureza perfeitamente regular da viagem. E revelou-se, por fim, um discípulo do reitor Fagundes Neto, da Unifesp, aquele que pensava que cartão corporativo “era como uma diária, um dinheiro que você bota no bolso e não tem que explicar”.
Dora Kramer, dora.kramer@grupoestado.com.br
MIRANDA SÁ (mirandasa@uol.com.br) Como não podia deixar de ser, foi nos Estados Unidos, que nesses inícios do século 21 os…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Reconhecido como um dos pilares da cultura mundial, o filósofo grego Aristóteles desenvolveu várias teses no…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Teve e tem carradas de razão Émile Zola quando escreveu que “os governos suspeitam da literatura…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) “Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data” (Millôr) Com uma breve História…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Numa conferência proferida na Universidade da Califórnia em 1959, Aldous Huxley, o extraordinário intelectual inglês, autor…