A bolsa de valores de São Paulo encerrou a última sessão de 2009 perto da estabilidade, mas acumulando uma valorização de 82,5 por cento sobre 2008, após uma retomada da economia a partir de meados do ano que incentivou forte entrada de recursos de investidores internacionais.
O principal índice acionário do país, o Ibovespa, fechou a sessão desta quarta-feira a 68.527 pontos, com valorização de 0,34 por cento, segundo dados preliminares, em meio a um cenário de realização de lucros em praças dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Um ano antes, o Ibovespa havia encerrado a 37.550 pontos, acumulado perda de 41,2 por cento, na pior performance anual desde 1972.
Operando no vermelho a maior parte do dia, o Ibovespa chegou a perder o patamar de 68 mil pontos que havia sido retomado após uma sequência quatro pregões consecutivos de altas, mas encontrou forças para avançar puxado pelos setores de bancos e construção civil.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…