Chet Baker (Chesney Henry Baker Jr.) nasceu em Yale, Oklahoma a 23 de Dezembro de 1929 e morreu a 13 de Maio de 1988.
Influenciado pelo seu pai, que era guitarrista, Chet Baker entra também no mundo da música e aos 10 anos de idade ele toca pela primeira vez num trombone, desde aí até ao seu sucesso foi um saltinho, tornando-se num dos melhores trompistas do Jazz americano logo no seu primeiro disco.
Em 1951, Chet Baker foi convidado por Charlie Parker para algumas apresentações na costa ocidental e mais tarde integra-se numa banda de Gerry Mulligan. Mesmo Gerry tendo problemas com as drogas a banda ainda fez sucesso com “My Funny Valentine” mas a banda pouco mais de um ano se manteve.
Chet Baker prova a todo o mundo que no jazz o feeling é bem mais importante que a técnica, mesmo sendo um dos mais pobres trompetistas do jazz, ou seja, com características prejudiciais para a sua profissão tais como, pouco fôlego, uso de uma pequena porção de notas, um timbre limitado, entre outros, ele foi considerado dos melhores trompistas do Jazz.
Mesmo com tão poucas qualidades, Chet Baker é considerado dos melhores trompistas pelo seu amor e carinho a todas as suas músicas. Em baladas como “The Touch Of Your Lips” a sua voz era como um fio enfraquecido. Por outro lado também foi considerado dos melhores pois nunca deixou de tocar, apesar da vida que tinha.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…