Categorias: Notas

Chávez e outros líderes comemoram bicentenário da Independência da Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acompanhado por líderes de vários países, inaugurou hoje as comemorações do bicentenário da Independência da Venezuela com uma homenagem diante do túmulo de Simón Bolívar, o “Libertador”.

Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cumprimenta dirigentes de vários países que acompanham o início das comemorações dos 200 anos de Independência da Venezuela, em Caracas

O dia 19 de abril lembra os 200 anos da primeira Junta do Governo Autônomo em Caracas. Aquele Governo abriria caminho para a declaração de independência da Venezuela um ano depois, em 5 de julho de 1811.

Vestido com uniforme militar, Chávez chegou ao Panteão Nacional, no centro de Caracas, onde está o corpo de Bolívar e de vários outros heróis nacionais, “pais e mães da pátria”, ressaltou o presidente junto ao líder cubano, Raúl Castro.

Ambos cumprimentaram com beijos e apertos de mãos alguns dos milhares de pessoas que foram ao local.

Ali os líderes esperaram a chegada de seus colegas Argentina, Cristina Kirchner; da Bolívia, Evo Morales; da Nicarágua, Daniel Ortega; e da República Dominicana, Leonel Fernández.

Além deles, eram aguardados os primeiros-ministros de Antígua e Barbuda, Winston Baldwin Spencer; de Dominica, Roosevelt Skerrit; e de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.

Está prevista também a chegada do presidente equatoriano, Rafael Correa, que chegará para as comemorações depois da homenagem a Simon Bolívar.

“Há 200 anos exatamente se iniciou o processo de libertação, de independência de nossos povos. Caracas desde sempre foi um berço e uma chama que depois contribuiu para acender toda a pradaria”, disse Chávez em um breve discurso.

Posteriormente será realizada uma cúpula da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), bloco formado por Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda, e Dominica.

Fonte: UOL Notícias
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03