Categorias: Notas

Carlos Chagas comenta

Pelo jeito, na presidência da República, o Lula desaprendeu de jogar xadrez. Indagou do presidente da CUT se estava maluco, ao ouvir a sugestão de suspender a ajuda de bilhões dada à Embraer, pelo BNDES, se a empresa não revisse as 4 mil demissões de trabalhadores praticada pouco antes.

Carlos Chagas

Apesar do Carnaval, outros jogos continuam em andamento. Quando líder sindical, Luís Inácio da Silva era um mestre no xadrez disputado com as montadoras. Não perdia uma, ganhava todas, na defesa dos reajustes para os metalúrgicos e afins. Acionava torres, bispos e cavalos, mobilizava peões e derrotava reis e rainhas dos adversários.

Disse o presidente que se aceitasse o conselho, aí é que o desemprego aumentaria, pois a Embraer demitiria mais gente ainda. Quer dizer, entregou o jogo. Cedeu à chantagem das empresas que exigem recursos do governo para enfrentar a crise mas rejeitam qualquer compromisso, ou seja, continuarão demitindo.

Ficar irritado e protestar retoricamente contra as demissões não adianta, mas é essa a única jogada do Lula. Esqueceu estratégias capazes de levá-lo à vitória, como por exemplo, no xadrez, o “roque”. Bastaria mudar o rei de casa, trocando-o com uma das torres.

Traduzindo: pode proteger-se de um xeque e passar da defesa ao ataque, ameaçando com a intervenção na Embraer. A lei autoriza o poder público a intervir nas empresas, em especial para preservar direitos sociais.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03