O assunto que estava encerrado segundo os ministros Dilma Rousseff e Edison Lobão permanece uma incógnita para o governo. Hermes Chipp, presidente do Operador Nacional do Sistema (ONS), levantou uma segunda hipótese para explicar o blecaute que atingiu 18 estados. O acúmulo de água, causado pelas fortes chuvas, teria comprometido os isoladores do sistema elétrico, provocando o curto-circuito de proporções nacionais.
Uma semana após o “desastre”, nas palavras de Lula, o governo vai na contramão dos especialistas e insiste em construir hidrelétricas e ampliar as linhas de transmissão. “É preciso melhorar a gestão e investir em equipamentos que deem segurança ao sistema”, afirma Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…