O Brasil colocou todas os ovos na mesma cesta no comércio internacional. O governo apostou tudo na Rodada Doha de liberalização do comércio mundial e desprezou acordos bilaterais. O chanceler Celso Amorim chegou a dizer que não interessava ao Brasil fazer “acordinhos”. Agora, sem perspectivas para Doha, o Brasil se apressa a fazer um acordo bilateral com os EUA.
O governo Lula teve sete anos para fazer acordos bilaterais. Foi o que muitos países fizeram enquanto não se chegava a um termo em Doha. Foi mais um erro da política externa brasileira, embora muitos especialistas tenham apontado o erro. Também na área de comércio, a diplomacia brasileira precisa rever sua estratégia, foco e maneira de atuar.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) O noticiário televisivo nos traz numerosos casos de envenenamento ocorridos em família, entre vizinhos e desafetos.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Meditando no Mosteiro de Santa Catilina de Siena (B.A.) considerei ficar e lutar pelo imperativo da…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…