A Brasília que completa meio século hoje tem características não previstas por seus criadores. É uma cidade muito diferente da idealizada por Juscelino, Lucia Costa e Niemeyer. Dona da maior renda média do Brasil, é um cartão-postal cercado pela miséria. Brasília já foi conhecida como a capital do rock e hoje é polo de humorismo. Na política, pratica o que há de mais velho e faz aniversário com um “governante-tampão”. 0,945 é o índice de Desenvolvimento Humano na região do Lago Sul, similar ao da Alemanha
Lucio Costa traçou uma cruz no Planalto Central, e a partir dela ajudou a tornar realidade, juntamente com Oscar Niemeyer, o sonho do presidente Juscelino Kubitschek de levar a capital federal para o nada do cerrado. Construída no ritmo dos 50 anos em 5 de JK, Brasília comemora hoje seu cinquentenário como uma metrópole que oferece alta qualidade de vida. Mas com uma festa tímida, abalada pela cassação e a prisão de seu governador.
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…