Categorias: Notas

Bia é inocente

Deus te abençoe, minha filha.

Maria Beatriz Sarney pode escolher ser abençoada por Deus ou pelo presidente do Senado, seu avô. Na segunda opção a bênção vem mais rápido. Basta uma palavra de seu pai com Agaciel.

Bia faz parte de um enredo pegajoso, mas é inocente. É triste ver a moça tendo suas conversas carinhosas com o pai expostas nas páginas do escândalo. A violação da privacidade é sempre uma violência.

Os diálogos absurdos não são culpa dela. A culpa é do tipo de privacidade que sua família a ensinou a ter, e que o Brasil assinou embaixo.

Ela só pediu um emprego para o namorado. E o presidente do Brasil declarou, em seguida, que é preciso ver a diferença entre matar, roubar e pedir um emprego.

Lula, a maior autoridade da República, ensina que a honestidade é relativa – e nem assim sua autoridade é questionada pelos brasileiros. Por que é Bia quem tem que consertar o Brasil?

Lula foi claro: não venham pedir a pena de morte para um mero ato de nepotismo. O presidente está dando o exemplo. O que é uma pequena pilantragem, diante de uma grande pilantragem?

Se o Brasil aceita o discurso de um presidente que relativiza a desonestidade, a família Sarney está no papel dela.

Aí começam a surgir as denúncias de que Fernando Sarney comanda uma organização criminosa. Lá vem literatura. Ele só arranja os empregos certos para as pessoas certas, com a bênção do pai e o dinheiro do povo – e isso Lula já disse que não dá pena de morte.

Se o pai, o avô e o presidente não se incomodam com isso, e o Brasil não se incomoda com o presidente, Bia Sarney tem mais é que cuidar do namorado dela. E curtir o seu Iphone novo.

Escrito por Guilherme Fiúza, jornalista, cineasta

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03