Categorias: Notas

BC reduz juros em 1 ponto, para 9,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na noite desta quarta-feira reduzir a taxa básica de juros (a Selic) em 1 ponto percentual, passando de 10,25% ao ano para 9,25%.

É a menor taxa desde que a Selic passou a ser usada como meta da política monetária, em 5 de março de 1999. Foi a quarta redução consecutiva.

O comunicado emitido pelo Copom após a decisão, no entanto, deixa claro que o juro básico não continuará caindo nesse ritmo.

“Levando em conta que mudanças da taxa básica de juros têm efeitos sobre a atividade econômica e sobre a dinâmica inflacionária que se acumulam ao longo do tempo, o comitê concorda que qualquer flexibilização monetária adicional deverá ser implementada de maneira mais parcimoniosa “, afirmou o Copom em comunicado.

Dos oito diretores que decidem os juros, seis votaram a favor de um corte de 1 ponto e dois votaram por redução de apenas 0,75 ponto.

Os números não surpreenderam a maior parte dos analistas de mercado, que esperavam uma redução entre 0,75 e 1 ponto percentual. O relatório Focus (pesquisa feita com economistas), divulgado pelo próprio Banco Central, mostra que a expectativa é de que os juros básicos cheguem a 9% no fim deste ano.

Para alguns analistas, como as equipes de Merrill Lynch e Ativa, o Banco Central poderá ir além. A próxima reunião do Copom está agendada para 21 e 22 de julho.

Fonte: Uol Economia
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: juro básicojuros

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03