Categorias: Notas

Artigo saído n’ O Jornal de Natal

O Enem e a bandidagem generalizada

MIRANDA SÁ, jornalista (mirandasa@uol.com.br)

Uma insistente pergunta adejou pelo twitter: A quem interessa os danos causados ao Enem pelo roubo das provas e o consequente adiamento das provas, com sérios prejuízos morais e materiais para esta importante iniciativa educacional?

O Enem, prejudicado pela bandidagem generalizada que aflige os brasileiros, é uma das medidas governamentais que merece aplausos. Sua dimensão traça o caminho de uma socialização evolutiva no ensino e comporta a visão de futuro que necessitamos na educação.

Embora o malefício causado não tenha volta, faz-se necessário refletir e analisar a situação que está em todas as cabeças pensantes do país. Uma das questões em pauta é de que a idéia central do Enem é centrar bases múlti e interdisciplinares, fugindo aos esquemas tradicionais do conhecimento limitado às apostilas e aos livros.

Levando o aluno a raciocinar – fugindo da simples memorização – a nova visão do índice de aproveitamento mudaria muita coisa nas escolas de nível médio, demandando dos professores e administradores de ensino uma obrigatória reciclagem nos currículos e na própria ocupação das salas de aula.

Esta ilação não interfere nem procura induzir nada nas investigações que procuram os responsáveis (ou irresponsáveis) pelo vazamento das provas. O que tinha de ser feito o Ministério da Educação fez, o cancelamento da data prevista para as provas, e o resto fica por conta dos indicados para elaborar o novo exame.

Quanto às investigações, a cargo da Polícia Federal, irão se desenvolver certamente a partir da denúncia de vazamento dos quesitos feita pelos repórteres Renata Cafardo e Sérgio Pompeu ao ministro Fernando Hadad, que estudou a condição real do problema com o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes,

No momento em que as autoridades ministeriais reconheceram a veracidade da comunicação feita pelos jornalistas, foram tomadas as medidas corretas, a suspensão das provas e o pedido de intervenção da PF.

É triste ver-se que uma iniciativa valorosa como o Enem chegue às páginas policiais dos jornais e não nos suplementos de cultura; mas nos desperta para o fato de que deve haver alguém (ou “alguéns”) interessado(s) em acusar o Ministério de incompetência para desgastar Hadad.

Isto, porém – que é comum no campo da política profissional – não atinge apenas a figura do Ministro, nem sequer arranha o Governo Federal. Parece-me que o objetivo do defraudador ou defraudadores vai mais adiante – atingindo na realidade o novo modo de aferir o aproveitamento do alunato nas universidades públicas.

Não foi uma transação de camelô, para ganhar dinheiro vendendo gabaritos. Teve uma articulação cuidadosa para a adulteração chegar a um órgão de imprensa conceituado, o que inevitavelmente levaria a uma grande repercussão na mídia.

É por aí, na minha modesta opinião – que devem ser feitas às investigações. Se nos contos policiais o investigador volta-se primeiro para o mordomo, neste caso a procura deverá ser dirigida a quem poderia interessar este contrabando político-ideológico.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03