Categorias: Notas

Artigo saído n’ O Jornal de Hoje

Lula quer obras públicas sem fiscalização

MIRANDA SÁ, jornalista (mirandasa@uol.com.br)

Vocês já imaginaram se a fiscalização do TCU nos gastos públicos desaparecer? Mas, infelizmente, é isto que a pelegagem trama nos porões do Palácio do Planalto e o que Lula insinua nos seus pronunciamentos de palanque.

O alerta (como o castigo) vem a cavalo: no dia em que o Presidente disse que a fiscalização trava o país, a Polícia Federal indiciou 22 pessoas em Cuiabá, por fraudes contra o PAC, cujos primeiros indícios foram apontados exatamente pelo TCU.

É isto que a turma lulo-petista quer evitar: a descoberta das falcatruas que se multiplicam assustadoramente. E Lula insiste demagogicamente discursando que “O Brasil está travado. Não é fácil governar com a poderosa máquina de fiscalização e a pequena máquina de execução que temos”.

O “Cara” disse isto aonde não poderia defender ilegalidades, na posse do novo advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams e de frente para o presidente do STF, Gilmar Mendes.

Como a vida é cheia de coincidências, ao mesmo tempo em Lula defende o fim das fiscalizações, que a PF prende fraudadores do PAC e que o advogado-geral da União é induzido ao erro, a agenda da ex-secretária da Receita, Lina Vieira, aparece para desmentir Dilma Rousseff.

As forças invisíveis da natureza parecem defender que a nossa jovem e débil democracia cresça e apareça, desmoralizando os que desejam fazer da política um pântano de areias movediças, ameaçando as instituições republicanas.

A imprensa – pelos jornalistas mais respeitados do país – redobra a vigilância nos poderes públicos, com vibrantes reportagens investigativas, artigos contundentes e colunistas atentos ao interesse dos poucos, mas influentes leitores de jornal.

Este reforço à democracia, que junta a mídia aos órgãos fiscalizadores e investigadores do Estado, assusta o Governo Federal, porque também limita a autoridade unipessoal de Lula, que se não sofresse tais restrições seguiria fatalmente a tendência ditatorial dos populistas latino-americanos.

Tanto isto é uma verdade, que Sua Excelência tenta controlar a imprensa e disciplinar os jornalistas, para restringir o caráter da informação. Quer apenas notícias sem investigações, sem denúncias e sem análises.

E faz pior: defende a criação de um órgão ‘inatacável’ para decidir sobre licitação e obras. É claro que vem com muitos cargos comissionados – as “boquinhas” que tanto agradam o PT – e dirigido por amigos, como as CPIs do Congresso Nacional, impedidas de investigar os homens do Presidente.

É possível que um “acordo” entre governistas e oposição deixe passar esta perfídia, mas, com ouvidos para ouvir e olhos para ler a cidadania sabe que a arrogância e o autoritarismo reinantes no governo lulo-petista estão esmaecendo. A virada da opinião pública é lenta e gradual, embora inexorável.

Lula da Silva e os “judas”, seus aliados, fingem que nada ocorre a redor de si, levam a campanha sucessória às ruas, patrocinada pelo governo e verbas públicas. Mas o Judiciário está reagindo. O presidente do STF, Gilmar Mendes, já declarou que as vistorias de obras agendadas pela Presidência são verdadeiros comícios.

E esta aleivosia só não vê quem não quer.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03