Categorias: Notas

Artigo saído hoje n’ O JORNAL DE HOJE

Dúvidas que persistem no fim de ano

MIRANDA SÁ, jornalista

E-mail: mirandasa@uol.com.br

Chegamos ao fim de ano com perguntas entaladas na garganta e algumas dúvidas são históricas. Gostaríamos de saber coisas que angustiam e prejudicam o contribuinte-consumidor.


1. Até onde está a verdade e a mentira no anúncio da descoberta de petróleo na chamada camada pré-sal e a viabilidade de explorá-la a médio prazo, diante das ocilações do preço do petróileo no mercado internacional? Como está sendo programada a ação da Petrobras, se a empresa parece não ter dinheiro para bancar um projeto dessa magnitude?

2. Como se explica a política exterior brasileira, alisando ferozes ditadores africanos e léderes xenófobos da América do Sul? Será válida a ideologia capenga de Lula da Silva defendendo a tese de que o Brasil tem “obrigação política, econômica, moral e ética” com a Bolívia, Equador e Paraguai? Sabendo que o brasileiro letrado não admite esse agachamento, porque o Itamarati insiste em andar na contramão do interesse nacional?

3. Será que a Agência Internacional de Energia está certa quando levanta a questão da necessidade fundamental – e imediata – de reduzir em 80% até 2050 as emissões de poluentes, sabendo-se que a população auto-motora do mundo, que usa combustível fóssil cresce em proporção superior à medidas de segurança ambiental teorizadas?

4. Quem é capaz de explicar porque o preço do petróleo caiu para pouco mais de 25% do que vinha sendo vendido no mercado internacional e o preço dos combustíveis derivados não baixam para o consumidor brasileiro?

5. Porque o governo brasileiro vacila em ampliar os projetos de construção de usinas hidrelétricas, incentivar programas de produção de energia alternativa, principalmente solar e eólica, e engaveta as perspectivas de dispor de usinas nucleares?

********************

Compadre, agradecendo a sua honrosa freqüência nestas mal-traçadas linhas, peço-lhe para ocupar este espaço para registro e retribuição de votos de boas festas: ABI – presidente Maurício Azedo/ Agência Estilo – Banco do Brasil/ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais das Previdência/ Alexandre Henrique de Lucena, advogado e professor/ Carlos Luppi, ministro do Trabalho/ Diretório Nacional do PDT/ Dom Guindastes/ Edson Gutemberg, médico/ Enéias Peixoto, jornalista/ Fernando Mineiro, deputado estadual/ Frederico Rosado, empresário/ Garibaldi Alves Filho,presidente do Senado Federal/ Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social/ Janete Superig/ João Maria Alves, fotógrafo e poeta/ Jornal Agora Sertão/ José Agripino Maia, senador/ José Carlos Leite, general do Exército/ José Maranhão, senador/ Josete Batista do Amaral Amaral, professora/ Luciana Oliveira, jornalista/ Macio Supermercados/ Marcus Otoni, jornalista/ Maria de Fátima Rangel de Araújo/ Maurilton Morais, médico/ Mr. Steven Mark/ Nicodemos Pereira, escritor/ Paulo Sérgio Martins, jornalista/ Romero Cardoso, professor/ Samir Malouf – Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (ABIO)/ SRS Revisões/ Supermercado Nordestão/ TAM – Cartão Fidelidade.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03