Categorias: Notas

Artigo publicado n’ O METROPOLITANO

Enquanto Lula e os favoritos passeiam em Paris

MIRANDA SÁ, jornalista (mirandasa@uol.com.br)

Antes de viajar para gozar merecido descanso em Paris, Lula deixou uma tarefa de herói mitológico para a bancada petista no Senado: A varredura do lixo acumulado para debaixo dos tapetes da Casa. Foi a fórmula encontrada por Sua Excelência para manter Sarney na presidência.

Como deve existir mais lixo que o aparente, não vai ser fácil. Não dá para Mercadante, que tem mais discurso do que ação; então o trabalho poderá ficar para Tião Viana, mais independente como se viu na entrevista publicada em Veja desta semana.

Prepare-se o senador acreano porque deve haver imundície espalhada na Praça dos 3 Poderes, como se deduz pelo interesse de Lula em  sustentar Sarney e sua corja.

Então será, como disse, um esforço sobre-humano, como o trabalho que Hércules executou limpando os estábulos de Áugias. Quem fez um primário bem feito, lembra-se que o rei Áugias herdou 3.000 bois que alojou nas cavalariças do palácio e durante 30 anos amontoou esterco em camadas de muitos metros de altura.

Para limpar o monte de excrementos, compareceu Hércules, o chefe dos argonautas. O herói viu a possibilidade de desviar o curso do Rio Alfeu para dentro dos estábulos e arrastar na enxurrada toda porcaria juntada ao longo do tempo.

Como Áugias recusou o pagamento combinado com Hércules, este combateu-o e destronou-o. Para comemorar a vitória criou as Olimpíadas.

As pessoas bem informadas que querem dar um fim nas safadezas que reinam no mundo político para salvar a democracia, esperam o surgimento de um herói, para desviar o rio da ética e purificar o Congresso Nacional.

Evidentemente, não poderá ser Mercadante, que pôs no pescoço a cangalha de Lula e em menos de 24 horas apresentou e desapresentou a proposta de afastamento temporário de Sarney, como forma de ajudar o saneamento do Senado. Há possibilidade de ser Tião Viana, e então a bancada do PT se reconciliaria com o respeito da opinião pública.

Os jornais anunciam que a bancada  petista do Senado voltará a discutir a crise da instituição e as ordens emanadas do Palácio Planalto. A briga vai ser boa porque a generala Dilma está agitadíssima nos bastidores defendendo a permanência de Sarney.

Pode parecer estranho, mas informações seguras dão conta de que a mobilização de Dilma é desusada. Uma verdadeira ação guerrilheira. Guilherme Fiúza, em artigo recente, garante que nem Roseana faria tanto, e acrescenta que “a companheira de armas fez da defesa do filhote da ditadura sua grande causa.”

Isto, honestamente, me amedronta. Como entregar a Presidência da República à Generala? É Mussolini redivivo. Saiu da esquerda vermelhíssima para vestir a camisa negra dos fascios, alinhando-se com a escória do parlamento. E, como a História registra, o ditador italiano não somente traiu o socialismo, mas incentivou prisões, torturas e assassinatos.

Como uma generala não pode ser galinha, Dilma é um galo que cocorica para a esquerda e cisca para a direita. Para a direita corrupta, diga-se de passagem.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03