Categorias: Notas

Artigo publicado n’ O JORNAL DE NATAL

Caso Sarney: Decepção, suposição e franqueza

MIRANDA SÁ, jornalista (mirandasa@uol.com.br)

A grande DECEPÇÃO pintada de roxo no imenso painel da Praça dos 3 Poderes, a capital brasileira da corrupção, é a guinada de 180° da ex-guerrilheira Dilma Rousseff, enfiada goela abaixo nos petistas como candidata à sucessão de Lula.

Picada pela mosca azul, Dilma foi promovida de contestadora do estado patrimonialista à generala-em-chefe da tropa de choque de Sarney – mestre na arrecadação de bens estatais e formação de oligarquia política à custa do Erário.

Alguém – decepcionado como eu – classificou a generala Dilma como uma esquerdista de direita, e o articulista Guilherme Fiúza pensando igual, escreveu que “Dilma é o encontro milagroso entre o amanhã e o anteontem”.

A absurda atitude da Mãe do PAC, defendendo a máfia do Senado na pessoa do Capitão-Mor do Maranhão, é preço pago para o continuísmo da república dos pelegos sem levar em consideração uma SUPOSIÇÃO que se irradia nas cabeças pensantes do país.

Primeiro, todos teem dúvidas sobre o empenho de Lula pró-Sarney para garantir o apoio do PMDB à governabilidade, porque este apoio ele já tem dos peemedebistas fisiológicos, sempre vendáveis com ou sem a presença física do ex-presidente.

Segundo,  há uma hipótese formulada pelos analistas políticos deduzindo que a defesa de Lula da Silva pró-Sarney não passa de uma simulação com dois objetivos: 1) para enfraquecer ainda mais o Poder Legislativo e/ou 2) diversionar no sentido de enterrar a CPI da Petrobras.

O Congresso desmoralizado abrirá caminho para o golpe palaciano do terceiro mandato; e é preciso evitar que a CPI da Petrobras revele os suspeitos casos de corrupção patrocinados pelo sindicalistas do PT que controlam a empresa.

No meio do tiroteio da DECEPÇÃO com a generala Dilma e o desconfiômetro para medir a SUPOSIÇÃO de que Lula está usando de malandragem, não se pode deixar de exaltar a FRANQUEZA da senadora Marina Silva.

Reagindo à imposição de Lula para que a bancada petista no Senado dê socorro a Sarney e, consequentemente aos ilícitos praticados na Casa por burocratas corruptos, Marina foi franca dizendo com todas as letras que “Para tudo tem um limite”.

Assim vem do longínquo Acre a tábua de salvação para o PT, que se afoga na enxurrada de lama depois de abertas as comportas das ilicitudes represadas no Senado. Aoareceu Tião Viana com uma coerente e corajosa entrevista dada à revista Veja desta semana.

Depois chegou Marina Silva com a reação destemida à ordem de Lula e uma proposta simples para o reencontro do PT com a ética; pede apenas o estudo das perdas e danos em conformidade com a posição do partido. Para ela isto se resume numa alternativa: o partido aprova o eticamente correto ou se acumplicia com o moralmente duvidoso.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03