Músicos: George Adams, Frank Lacy e Benny Green.
Blakey nasceu em 11 de outubro de 1919, em Pittsburgh, Pensilvânia. Ainda criança, aprendeu a tocar piano na igreja, e com esse instrumento iniciou a carreira na adolescência, mas logo passou para as baquetas.
De 39 a 47, ele acompanhou nomes como Fletcher Henderson e Billy Eckstine, em cuja big band chegou a tocar ao lado de Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Ao deixar a orquestra, criou um octeto efêmero já com o nome de Jazz Messengers (mensageiros do jazz).
Mesmo que não fosse um dos maiores bateristas do jazz, Blakey teria um lugar reservado na história graças às dezenas de novos talentos que descobriu e lançou.
Por mais de 30 anos, seus Jazz Messengers foram uma verdadeira academia de bom jazz, revelando futuros astros como Wynton e Branford Marsalis, Wayne Shorter, Lee Morgan, Keith Jarrett e Freddie Hubbard. O baterista também tocou e gravou com outros gigantes como Miles Davis e John Coltrane.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…