Os primeiros alertas de que havia uma ameaça de apagão foram emitidos em 2004, mas o governo Lula não tomou providências. Relatórios do Tribunal de Contas da União e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) advertiram para a necessidade de investimentos nas linhas de transmissão onde ocorreu a pane.
O governo tentou dar o assunto por encerrado, mas desistiu e partiu para a briga com a oposição no Congresso em torno das causas do blecaute da noite de terça. A bancada aliada passou a desafiar abertamente o PSDB e o DEM para discutirem os problemas energéticos do país, atacando a crise no governo FHC.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…