O PIB cresceu 1,3% no terceiro trimestre de 2009, resultado que frustrou o governo. A expansão no segundo trimestre foi revisada de 1,9% para 1,1%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o recuo foi de 1,2% e, no acumulado do ano, foi de 1,7%. Com esse desempenho, para empatar com o resultado do ano passado, o PIB precisa crescer perto de 5% no quarto trimestre, sobre igual período do ano passado.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previa expansão de 2%. Ontem, ele disse que o resultado ainda foi grande diante do desempenho de outros países. Mantega atribuiu o número à revisão de dados do IBGE e comparou o 1,3% ao 0,4% da União Europeia. Emergentes, porém, cresceram mais que o Brasil.
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…