Aprovação do pacote de Obama no centro das atenções
A semana começa com o mercado de olho no andamento das negociações no Congresso americano para aprovação do pacote de mais de US$ 800 bilhões de Obama. Como tem maioria tanto no Senado quanto na Câmara, a expectativa é que não ocorram surpresas, como aconteceu com Bush.
Entre os indicadores que serão divulgados nos EUA, tem destaque a primeira prévia do PIB do 4º trimestre, que poderá oficializar a recessão no país pelo critério clássico, que é retração por dois trimestres consecutivos. No 3º tri, já houve queda de 0,5%. Também há reunião do Fed na quarta-feira para discutir taxa de juros, mas ela já está zerada, então não há mais o que fazer com relação à política monetária.
Aqui no Brasil, a expectativa é pela divulgação da ata do Copom na quinta-feira pela manhã. Pelo texto, os economistas vão tentar entender qual a análise do Banco Central sobre a economia brasileira, que levou ao corte de um ponto percentual na reunião da semana passada.
Também na quinta-feira, teremos a divulgação do IGP-M de janeiro que deve vir com nova deflação de 0,40%. Amanhã, sairá o relatório do Banco Central sobre as operações de crédito no país no mês de dezembro.
Fonte: Miriam Leitão
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…