Categorias: Notas

Ação tentacular

Ingerência política: Ações

do Banco do Brasil caem 8%

A troca de comando no Banco do Brasil, anunciada nesta quarta-feira, não foi bem recebida por investidores. As ações da estatal fecharam em baixa de 8,15%, a R$ 17,35, registrando a maior queda entre os papéis do Ibovespa, o indicador de referência da Bolsa de Valores de São Paulo.

O presidente do BB, Antonio Francisco de Lima Neto, deixou o cargo; em seu lugar, assume Aldemir Bendine. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o havia informado de que Lima Neto tinha vontade de sair do comando do BB.

Entre analistas do mercado financeiro, no entanto, existe o receio de que a decisão tenha sido política. “A ingerência política não me permite recomendar compra para os papéis do banco, apesar de o potencial de valorização das ações”, disse João Augusto Frota Salles, economista da consultoria Lopes Filho.

(Reuters)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03