O Banco Central Europeu (BCE) luta para evitar que bancos com títulos de dívida pública da Grécia, de Portugal ou da Espanha quebrem. Mas, para alguns economistas, o risco existe. A compra de títulos pode contribuir para aumentar a liquidez dos papéis evitando que a cose se espalhe pelo sistema financeiro da União Europeia. Boa parte das dívidas está em bancos da Alemanha, da França e até da Itália.
O fim de uma Europa
A Europa está salva, mas morta. Uma única Europa sobreviveu ao desastre: a dos egoísmos. Cada país trabalhou em causa própria. (Gilles Lapouge, jornalista)
“Governos da zona do euro precisam desesperadamente de mais receitas e crescimento, não de fortes cortes de déficits”. (José Roberto Campos, jornalista)
“É errada a visão de que, caso as regras fiscais tivessem sido seguidas na zona do euro, agora tudo estaria bem”. (Martin Wolf, jornalista)
“Há fortes indícios de que os países com metas de inflação se mostraram mais resistentes que os demais à turbulência”. (Claudia Safatle, jornalista)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…