Categorias: Notas

ELEIÇÕES DE AMANHÃ

SÃO PAULO

Lula foi poupado e prejudicou Marta

De certa maneira o presidente chegou até a ser bajulado pelos candidatos da oposição. O diagnóstico na capital é que haverá um 2º turno oposicionista onde deverá vencar o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM). Kassab sobe nas pesquisas e chegando lá vencerá Marta sem dúvida alguma. Lula dedica suas atenções para o cinturão em volta da capital. O PT tem boas chances, mas os adversários também, em cidades como São Bernardo, Guarulhos, Diadema e Osasco. O PMDB deverá vencer em Santos, o PSB em São José do Rio Preto e São Vicente e o PDT em Campinas e no Guarujá.

MINAS GERAIS
Aécio Neves credenciado para a Era Pós-Lula

A vitória em Belo Horizonte vai projetar Aécio para enfrentar as pretensões presidenciais de seu colega tucano José Serra. Ousado, não hesitou em adotar políticas diferentes para o seu partido. Dentro do Estado, abandonou o PSDB à própria sorte, alienou os parceiros tucanos no cenário nacional e namorou o maior rival. Em Belo Horizonte, 12 siglas integram a coalizão aecista (inclusive o PT), mas não o DEM -o “poste” Márcio Lacerda (PSB) poderá se eleger no domingo. O prefeito Fernando Pimentel comprou briga dentro do PT ao bancar o pacto com Aécio na capital fortalecendo-se para o governo em 2010.

RIO DE JANEIRO
Cabral pode eleger o prefeito do Rio

A vitória do governador será uma façanha que nenhum antecessor obteve de 23 anos para cá. O candidato do PMDB, Eduardo Paes, está na frente nas pesquisas -ele astutamente centrou a campanha na saúde (maior problema na percepção do eleitor local) e beneficiou-se do perfil de bom moço, fácil de contrapor a rivais tão carismáticos e/ou “rejeitáveis” como Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PC do B). Na reta final, as pesquisas detectaram a subida do verde Fernando Gabeira. O PMDB também vislumbra vitórias em outras grandes cidades, como Campos (a volta do casal Garotinho) e Volta Redonda, e se acotovela com o PT na Baixada Fluminense.

ESPÍRITO SANTO
É considerada certa a reeleição de João Coser

O prefeito do PT em Vitória parece que vai faturar já no primeiro turno. Resta saber se se sentirá tentado a buscar o governo capixaba em 2010 – e se o governador Paulo Hartung (PMDB) topará dar ao petista o controle da teia suprapartidária que costurou no Estado (de fazer inveja a Aécio Neves). O vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), estava na fila… Por enquanto, outro tucano, o ex-prefeito da capital Luiz Paulo Velloso Lucas, é a única figura importante a contestar a grande “concertação”.

PARÁ

Teste para o casamento do PT com Jader Barbalho

A aliança que conduziu a petista Ana Júlia Carepa ao governo do Estado em 2006, está ameaçada. Em Santarém (PT) e Ananindeua (PMDB), novamente se uniram e têm chances de ganhar. Em Belém, porém, lançaram candidatos próprios e hoje correm o risco de nem chegar ao segundo turno. A divisão facilitou as coisas para a oposição. As pesquisas põem Valéria Pires Franco (DEM) no tira-teima contra o prefeito Duciomar Costa (PTB).

AMAZONAS
Prefeito sem candidato em Manaus
O governador Eduardo Braga (PMDB) sairá das eleições preocupado com a perspectiva de fazer o sucessor: 1) Seu antecessor, Amazonino Mendes (PTB), ressurgiu como favorito na capital; 2) O PT não só lançou vôo solo como usou a campanha para apedrejar o governador; 3) O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), outro que sonha com 2010, planta votos com a inauguração de obras do PAC.
RORAIMA
Na capital, Boa Vista, é certa a reeleição

Iradilson Sampaio (PSB) tem o dobro das intenções de voto do deputado Luciano Castro (PR). Por isso a eleição mais interessante do Estado menos populoso do país acontecerá em Pacaraima, na reserva Raposa/Serra do Sol. O prefeito Paulo César Quartiero (DEM), líder dos arrozeiros e defensor da revisão da demarcação contínua do território indígena (em análise pelo Supremo Tribunal Federal), busca outro mandato.

ACRE
A hegemonia do PT garante vitórias

É certa a reeleição de Raimundo Angelim em Rio Branco, prevista com larga vantagem ficando constatada a ausência de lideranças oposicionistas no estado. Os irmãos Viana preparam, desse modo, o banquete em 2010: o senador Tião é nome certo do partido ao governo do Estado e o ex-governador Jorge não descarta tentar o Senado, talvez em ambiciosa dobradinha petista com o atual governador, Binho Marques.

RONDÔNIA
Influência da usina de Santo Antônio na eleição

As obras no rio Madeira agitam a votação em Porto Velho, porque a economia local depende da infra-estrutura em risco de colapso pela invasão de mão-de-obra forasteira e denúncias sobre riscos ambientais. Isso parece influir no cenário eleitoral onde Roberto Sobrinho (PT), em aliança com o PMDB do senador Valdir Raupp, está em boa situação para renovar o mandato e ameaça derrotar o governador Ivo Cassol (sem partido).

AMAPÁ

Macapá assistirá uma troca de guarda


A eleição está decidida por causa da desastrosa administração do petista João Henrique, a pior avaliada do país segundo o Datafolha. Camilo Capiberibe (PSB), filho do ex-senador João e da ex-deputada Janete, ambos cassados em 2004 sob a acusação de compra de votos e que procuram voltar à cena, e Roberto Góes (PDT), primo do governador Waldez (PDT), alternam-se na liderança nas pesquisas de intenção de voto.

PARANÁ

Espera-se o triunfo do prefeito tucano Beto Richa

Em Curitiba a reeleição está fácil no primeiro turno, abrindo caminho para Richa disputar o governo do Estado em 2010 e influenciar na escolha do candidato do PSDB à Presidência da República. Digno de nota é o esfacelamento do sistema que Roberto Requião montou em oito anos de administração. Requião só pensa em ir para o Senado em 2010 em composição com o PT, pondo em risco a reeleição de Osmar Dias (PDT).

SANTA CATARINA
O governador Luiz Henrique (PMDB) ameaçado

Com o mandato contestado na Justiça o governador tenta garantir sua eleição para o Senado em 2010, enquanto Jorge Bornhausen (DEM) faz a última tentativa de retomar a hegemonia no Estado. O PT catarinense, que perdeu terreno, em 2006, sem êxito implorou o apoio de Lula que pouco adiantou. A reeleição do prefeito Dário Berger, em Florianópolis, dará poder de barganha ao PMDB.

RIO GRANDE DO SUL
O PT de salto alto vai perder Porto Alegre

Nada evitará o desastre que as pesquisas apontam para os petistas em Porto Alegre, deixando o partido de fora do segundo turno. Manuela D’Ávila (PCdoB), é quem tem chances de enfrentar José Fogaça (PMDB), que pleiteia a reeleição após um governo sem brilho na capital gaúcha. O PT poderá agora a aprender que para retomar o Estado em 2010, terá de escolher alguém com trânsito nos outros partidos de esquerda.

BAHIA

Antonio Carlos Magalhães é o grande eleitor

O espólio de ACM, que o governador Jaques Wagner (PT) disputava com o ministro Geddel Vieira de Lima (PMDB), vai cair em outras mãos. O deputado ACM Neto (DEM), aparece embolado na briga pelo segundo turno com dois nomes da base lulista -João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) e se chegar lá poderá vencer a eleição. No interior baiano, Jaques & Geddel farão a festa.

CEARÁ

As eleições trarão novo revés para Jereissati

É o que em Fortaleza a reeleição de Luizianne Lins (PT), em primeiro turno ameaça.Tasso e Ciro apostaram em Patrícia Saboya (PDT), mas a senadora jamais passou do 3º lugar nas pesquisas. Reeleita, Luizianne porá em risco a hegemonia dos irmãos Gomes (Ciro e Cid, apoiados por Tasso). Ciro bateu muito na prefeita nas últimas semanas, aparentemente convencido de que o PT não aceitará ser coadjuvante no projeto presidencial dele.

PERNAMBUCO

A eleição em Recife está para um “poste”

O governador Eduardo Campos (PSB) colheu a maior parte dos frutos do lulismo no Estado. Destruiu as bases do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e acuou o DEM, PSDB e PPS. Mas se eleger o “poste” João da Costa no primeiro turno, o prefeito João Paulo (PT) terá cacife para enfrentar Campos em 2010. Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria e deputado do PTB, sairá para o Senado e poderá ser o fiel da balança na luta interna do PT. Outros líderes históricos, Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB), têm diminuídas as chances de reeleição para o Senado daqui a dois anos.

MARANHÃO
O confronto dos pró-Sarney e anti-Sarney

O governador Jackson Lago (PDT) apostou no PSDB contra a tentativa do ex-presidente José Sarney de retomar as principais cidades e alavancar a candidatura da filha Roseana ao governo do Estado em 2010. Tucanos com apoio de Lago lideram em São Luís, Imperatriz e Açailândia. Para impedir a vitória no primeiro turno de João Castelo apoiado por Lago na capital, Sarney ungiu a candidatura do comunista Flávio Dino.

ALAGOAS
Cícero Almeida deverá se reeleger em Maceió

Segundo observadores, Cícero (PP) poderá conquistar a maior votação proporcional das capitais e carimbar o passaporte para a disputa do governo estadual, nas mãos do tucano Teotônio Vilela Filho (PSDB), Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB). A ex-presidenciável Heloísa Helena (PSol), deverá se eleger vereadora com expressiva quantidade de votos, arrastando consigo uma considerável bancada.

RIO GRANDE DO NORTE
Abalada a aliança de Wilma e Garibaldi

Apoiando Fátima Bezerra, do PT, com objetivo de derrubar José Agripino (DEM), a governadora e o senador estão ameaçados de perder no 1º turno para a candidata Micarla de Souza, do PV, em Natal. Confirmada a vitória de Micarla, a derrota será dividida com Lula, que fez dois estrondosos comícios na capital potiguar e inseriu maciçamente sua imagem no programa eleitoral.

PIAUÍ

Tudo está certo em Teresina

Sílvio Mendes, do PSDB, deverá renovar o mandato, talvez neste domingo, e já faz planos para o governo do Estado. Com isso, a votação mais interessante se dará em Parnaíba. Lula mandou, e o PT obedeceu: apoiou o PTB para bater a mulher do senador Mão Santa e levar o PMDB do Piauí para o governador petista Wellington Dias.

PARAÍBA

Com 74% de aprovação Ricardo Coutinho será reeleito

O prefeito do PSB deverá se reeleger no primeiro turno em João Pessoa. Enxotado em 2003 do PT (que hoje procura colar nele), o prefeito da capital tem tudo para aproveitar em 2010 o vácuo de poder que o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) deixará -acusado de fazer uso eleitoral de verbas públicas.

SERGIPE
A fatura em Aracaju parece liquidada

Homem de confiança do governador Marcelo Déda (PT) e primeiro militante do PC do B a administrar uma capital brasileira (assumiu a prefeitura quando o petista se lançou ao governo), Edvaldo Nogueira deverá ganhar já no primeiro turno. Albano Franco (PSDB) e Jackson Barreto (PMDB) aderiram à “onda vermelha”, mas o ex-governador João Alves Filho (DEM) tem um “anticandidato”.

GOIÁS

As eleições giram em torno de ex-governadores

O Planalto fixou a meta de lançar candidatos fortes nas principais cidades e desmontar as bases de Marconi Perillo, hoje senador pelo PSDB. Em Goiânia, é considerada certa a vitória em primeiro turno de Íris Rezende (PMDB), com apoio do PT. Maguito Vilela (PMDB) também deverá emplacar no domingo em Aparecida.

MATO GROSSO

O governador Blairo Maggi carrega afilhado

A eleição em Cuiabá, que parecia selada em favor do prefeito (e aspirante a governador) Wilson Santos (PSDB), tem outra candidatura da base lulista, do PP. A prioridade de Maggi, no entanto, é Rondonópolis, seu reduto eleitoral. Jayme Campos (DEM), provável rival ao Senado em 2010, tenta dar o troco em Várzea Grande.

MATO GROSSO DO SUL
Terceiro prefeito mais bem avaliado do país

Nelson Trad deverá ter uma reeleição tão tranqüila que a única campanha que hoje mobiliza Campo Grande é para ser cidade-sede da Copa-2014. Como o governador André Puccinelli é do mesmo partido (PMDB) as chances de turbulência até 2010 são pequenas.

TOCANTINS
A equilibrada eleição em Palmas

O PT, que tenta reeleger Raul Filho e viabilizar uma aliança para 2010; o PSDB, que banca um candidato do PV com o objetivo de pavimentar a volta ao poder do clã Siqueira Campos e o DEM, que relançou a ex-prefeita Nilmar Ruiz em parceria com o governador Marcelo Miranda (PMDB).

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03