Categorias: Notas

Vespertinas

Lula não é mais “o cara” – Com a visita de Ahmadinejad e o impasse sobre Honduras, o Brasil perdeu pontos com o governo de Obama. Isso pode ser prejudicial ao país?

Agora são os “apaguinhos” – O brasileiro paga uma das maiores tarifas do mundo pela energia elétrica e tem que conviver com um dos piores serviços.

Mania de estatais – Depois da EBC e da PetroBrasil, governo agora quer criar mais uma empresa pública, desta vez para levar a internet ao interior do País.

O Citi e o lobo – O ministro Edison Lobão quis revelar uma bomba: a de que o Citibank quase se tornou brasileiro. Mas ele é que não tinha entendido a piada.

Regras do Enem mudam em 2010 – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai passar por uma reformulação. Em 2010, entre as novidades reveladas ao JB pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, está a previsão de serem duas as provas por ano, o que melhora as chances dos alunos.

STJ ignora Governo e manda repor floresta cortada = Enquanto o Governo Federal adia o prazo para punir quem desmatou mais do que a lei permite, decisões do Superior Tribunal de Justiça mandam os donos de áreas que foram devastadas repor entre 20% e 80% de mata nativa, segundo o registro oficial.

Professor da rede pública ganha mais – O professor de ensino fundamental da rede pública recebe salário médio 11% maior que o da rede privada, diz estudo da USP. Com ganhos previdenciários, a margem sobe para 38%.

Desembargador acusado de lavar dinheiro – A Polícia Federal investiga o desembargador aposentado Manoel Carpena Amorim, ex-corregedor do TJ do Rio, por lavagem de dinheiro. Documentos mostram que ele criou offshores em paraísos fiscais para camuflar US$ 500 mil.

A bolha imobiliária no Planalto – Os preços dos imóveis em Brasília dispararam. A circulação na capital de dinheiro de origem duvidosa é um dos motivos da supervalorização.

Falta de norma confunde pais nas matrículas = Escolas adotam critérios diferentes sobre a idade mínima para a matrícula, o que obriga muitas crianças a refazer o ensino infantil. Dependendo do Estado, o aluno entra no ensino fundamental com cinco ou seis anos.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00