Categorias: Notas

Taça derretida – Guilherme Fiúza comenta

O técnico da Itália disse que a Copa das Confederações não tem a menor importância. Os brasileiros rebateram o jogo de dissimulação, mas não era nada disso. Marcello Lippi poderia ter dito mais: o futebol caminha para uma Copa do Mundo sem importância.

A importância da Copa respira com a ajuda dos aparelhos da propaganda. A comemoração, por exemplo, dos 39 anos da conquista da Jules Rimet — também num Brasil x Itália, de outro 21 de junho —, é uma das bravas tentativas de transfusão de emoção.

Nem é o caso de se comparar Pelé e Tostão com Kaká e Robinho, ou imaginar se a seleção de 70 poderia levar sufoco do Egito. Quem morreu foi o espírito. E a culpa não é de ninguém.

Por que Adriano, mais novo do que Pelé era em 70, não está na seleção? Basicamente, porque não quer. Pelé já tinha ganhado duas Copas, Adriano só perdeu uma. Enquanto Pelé queria levar o Brasil ao topo do mundo, Adriano quer um clube em que possa jogar sem treinar.

Além de já terem se enchido de dinheiro, mulheres e fama a essa altura do campeonato, os atuais selecionáveis não têm pátria. Ou melhor, têm: é o Real Madrid, o Milan, o Manchester, a Nike, a Brahma etc. Na Copa do Mundo, o campo adversário não tem adversários – só colegas de trabalho.

Não é difícil entender por que um Brasil x Itália não tem a importância de 70, e nunca mais terá. A Jules Rimet foi derretida pela ganância dos ladrões. Seu espírito foi derretido pelo tédio dos craques.

PS: Você ainda acredita em Copa do Mundo? Olhe para o técnico da seleção brasileira, e ouça Kaká chamando-o de “professor Dunga”. Nada é de verdade.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Seleção

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26