Categorias: Notas

Poesia

A New War

e pensar que, depois que eu me for,
haverá mais dias para os outros, outros dias,
outras noites.

cães andando, árvores balançando
ao vento

não deixarei tanto.
algo para ler, talvez.

um rebelde na estrada
devastada.

Paris às escuras

Quando minhas mãos pálidas
deixarem cair a última caneta
em um quarto barato
eles vão me achar lá
e nunca saberão…………………………………..
…………………………………..meu nome
minha intenção
nem o valor
da minha fuga

Charles Bukowski

O Poeta

Charles Bukowski nasceu em Adernach, na Alemanha, filho de um alto, pesado e feio primeiro sargento americano com uma alemã. Três anos após seu nascimento, muda-se com a família para os Estados Unidos, e passa a morar no subúrbio de East Holywood, um condomínio de baixa renda na periferia de Los Angeles. Bukowski passou a maior parte de sua infância durante a Depressão, e experimentou a miséria e os abusos de seu pai.

Depois de terminar o segundo grau, ele estudou jornalismo durante algum tempo no L.A. City College, mas abandonou o curso em 1941 antes de conseguir qualquer graduação. É justamente nessa época que começa a vida bêbada e intinerante de Bukowski, pulando de um emprego ruim para o outro, até que em 1956, cansado da vida na estrada, aceitou um emprego nos correios, emprego este que manteria por uma década e serviria de inspiração para o seu primeiro livro de prosa, Cartas na Rua (1971), sobre a sua experiência nos correios.

É também neste livro que Bukowski introduz Henry Chinasky, seu narrador fiel e presente em todos os seus livros exceto um. Boa parte da obra de Bukowski é autobiográfica, exceto talvez por alguns detalhes introduzidos pelo autor para romantizar a estória. Aí está a graça de ler este autor: Nunca saberemos o que é verdade e o que é ficção. Por mais fantástica que pareça, uma estória de Bukowski pode ser história, não há como sabermos.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00