Categorias: Notas

Pauta da semana que passou

Nas asas da Funasa – Controladoria-Geral da União acusa presidente da Fundação Nacional de Saúde a usar dinheiro público para fazer turismo.

Com real forte, indústria já começam a deixar o país – Vários segmentos industriais vêem suas exportações caírem e sofrem com a invasão de importados, quase sempre da China. Algumas indústrias já deixaram o país e passaram a ser meras distribuidoras das matrizes.

O pedágio da Bovespa – Para combater a valorização do real, o governo decidiu taxar em 2% os investimentos estrangeiros, mas os efeitos no câmbio e nas ações ainda são incertos.

Contra a polarização em 2010 – O governador do Ceará, Cid Gomes, defende a candidatura do irmão Ciro à Presidência e diz que o embate PT vs. PSDB impede mais avanços no Brasil. (págs. 52 e 53)

Lupi sem votos – O presidente do PDT e ministro Carlos Lupi (Trabalho) não tem votos. Tem desempenho sofrível em pesquisas para deputado federal, no Rio.

Fiscalização: Governo ignora mudanças no clima – Política federal prioriza grandes obras e se esquece de garantir a segurança hídrica do semiárido nordestino diante do aquecimento global, diz TCU.

“Para quebrar tudo é mais caro” – De olho no dinheiro do imposto sindical, centrais de trabalhadores contratam capangas armados a 180 reais por cabeça para invadir territórios rivais e “roubar” filiados uma das outras.

Dólares demais atrapalham – Os efeitos do imposto de 2% sobre investimentos estrangeiros ainda não foram totalmente avaliados. Mas ele deve diminuir um pouco o desequilíbrio cambial.

Vale até Judas na aliança – Empenhado na candidatura Dilma, Lula é acusado de antecipar a campanha e escorrega nas palavras. Mas a oposição ainda está confusa.

Dilma versão 1.0 – Ministra-candidata capricha no figurino popular, nos abraços, choros e sorrisos. Resultado: está cada vez mais irreconhecível.

Todos em cima de Serra – Por que o governador paulista insiste em anunciar candidatura em março, apesar da pressão de PSDB, DEM e PMDB.

Você seria sócio deste homem? – O governo está prestes a votar o ingresso da Venezuela no Mercosul e os diplomatas ainda não sabem se o Brasil poderá conter Hugo Chávez ou se será contaminado por ele.

Mais governo nas empresas – Um estudo do Ipea revela os laços de dependência dos principais grupos nacionais em relação ao Estado. Entre as 30 maiores multinacionais brasileiras, quase todas obtiveram empréstimos do BNDES e 20 têm participação estatal.

País não usa ou abandona suas ferrovias – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) diz que 62% das ferrovias concedidas ao setor privado nos anos 90 estão ociosas ou abandonadas. O governo pode retomar os trechos

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00