Categorias: Notas

Para recordar filmes clássicos

A MALVADA (1950)

Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

Elenco:

Bette Davis (Margo Channing)

Anne Baxter (Eve Harrington)

George Sanders (Addison De Witt)

Celeste Holm (Karen Richards)

Gary Merrill (Bill Sampson)

Hugh Marlowe (Lloyd Richards)

Gregory Ratoff (Max Fabian)

Barbara Bates (Phoebe)

Marilyn Monroe (Claudia Caswell)

Thelma Ritter (Birdie)

Walter Hampden

Ficha Técnica:

Ano de Lançamento (EUA): 1950

Estúdio: 20th Century Fox

Distribuição: 20th Century Fox

Direção: Joseph L. Mankiewicz

Roteiro: Joseph L. Mankiewicz

Produção: Darryl F. Zanuck

Música: Alfred Newman

Direção de Fotografia: Milton R. Krasner

Direção de Arte: George W. Davis e Lyle R. Wheeler

Figurino: Edith Head

Edição: Barbara McLean

Premiações:

– Recebeu 6 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante (George Sanders), Melhor Figurino em Preto e Branco e Melhor Som. Foi ainda indicado nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Bette Davis e Anne Baxter), Melhor Atriz Coadjuvante (Celeste Holm e Thelma Ritter), Melhor Direção de Arte em Preto e Branco, Melhor Fotografia em Preto e Branco, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

– Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro.

– Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio de Melhor Atriz (Bette Davis), no Festival de Cannes.


Curiosidades:

– Originalmente, a personagem Margo Channing seria interpretada pela atriz Claudette Colbert, que foi obrigada a desistir do papel devido a um acidente com ela ocorrido. Outros nomes que estiveram cotados para o papel foram os de Marlene Dietrich e Gertrude Lawrence.

– A Malvada é um dos filmes recordistas em número de indicações ao Oscar. Assim como Titanic, o filme recebeu 14 indicações.

– Apesar de seu nome estar nos créditos de A Malvada, o ator Eddie Fisher não aparece no filme. A única cena em que ele participava foi cortada na edição final do filme.

– Em 1970, A Malvada foi adaptada para se tornar um musical estrelado na Broadway, sob o título “Applause”. Na época, a personagem Margo Channing foi interpretada pela atriz Lauren Bacall.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Joseph Mankiewicz

Textos Recentes

DO ISOLACIONISMO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para se ter uma ideia de sociedade e, consequentemente, da cidadania, temos em mão a interessante…

18 de maio de 2024 10h51

DOS VENENOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para falar de venenos dou uma volta ao passado, ir a Natal, Rio Grande do Norte,…

13 de maio de 2024 11h39

DAS ATITUDES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Muitos anos estão acumulados desde que uma dessas reformas idiotas do ensino acabou com os cursos…

10 de maio de 2024 18h50

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21