Categorias: Notas

Para recordar filmes clássicos

LARANJA MECÂNICA (1971)

No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

Elenco:

Malcolm McDowell (Alex DeLarge)

Patrick Magee (Frank Alexander)

Michael Bates (Chefe Barnes)

Warren Clarke (Dim)

Adrienne Corri (Sra. Alexander)

Carl Duering (Dr. Brodsky)

Paul Farrell (Tramp)

Clive Francis (Lodger)

Michael Glover (Diretor do presídio)

James Marcus (Georgie)

Aubrey Morris (P.R. Deltoid)

Godfrey Quigley (Chaplain)

Direção: Stanley Kubrick

Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess

Produção: Stanley Kubrick

Música: Wendy Carlos

Direção de Fotografia: John Alcott

Desenho de Produção: John Barry

Direção de Arte: Russell Hagg e Peter Shields

Figurino: Milena Canonero

Edição: Bill Butler

Premiações:

– Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

– Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator em Drama (Malcolm McDowell).

Curiosidades:

– Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.

– O orçamento total do filme foi de apenas US$ 2 milhões.

– No livro, o sobrenome de Alex em momento algum é revelado. Comenta-se que DeLarge seja uma referência a um momento no livro em que Alex chama a si mesmo de “Alexander the Large”.

– Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.

– O livro em que Frank Alexander trabalhava quando Alex e sua gangue invade sua casa chamava-se “A clockwork orange”.

– Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.

– O filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que Laranja Mecânica seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido lá após sua morte.

– A linguagem utilizada por Alex foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias.

Fonte: adorocinema.com.br


Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: laranja mecânicastanley kubrickviolência

Textos Recentes

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55