Categorias: Notas

Mercados

Setor financeiro e Copom deixam a bolsa estável

A Bovespa encerrou o dia de hoje estável, de lado mesmo, com uma “altinha” de 0,03%. Isto porque, no fim do pregão, o mercado resolveu esperar pela reunião do Copom. Não que alguém tenha apostado em manutenção da Selic, longe disso. A maioria do mercado prevê corte entre 1,5 ponto percentual e 2 pontos percentuais. Mas é que em um ambiente volátil, houve quem preferisse segurar um pouco mais.

– Hoje foram várias influências na bolsa. Abriu em alta pela euforia de ontem, depois os mercados americanos caíram e aqui olhou para lá. Como o estoque do pertóleo aumentou, o preço caiu e levou junto as ações da Petrobras, o que ajudou a aumentar a queda. No fim do dia, o Dow Jones subiu, mas os investidores preferiram ficar em compasso de espera pela decisão do Copom – disse o economista da Lopes Filho e Associados, Leonel Pitta.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,06%, o S&P500 ganhou 0,24% e o Nasdaq teve alta de 0,98%. Na bolsa americana, a leve alta foi motivada por notícias do setor financeiro. Hoje, o CEO do JP Morgan, James Dimon, disse que o banco também teve luco no bimestre, o que já tinha sido anunciado pelo Citigroup nesta semana. Além disso, o chefe do escritório que gerencia o Tarp, aquele primeiro pacote de socorro ao setor financeiro, de US$ 700 bilhões, dosse que os bancos não estão utilizando os recursos da segunda parcela de US$ 350 bilhões.

– Essa informação sobre o Tarp sinalizou positivamente para o mercado, que passou a entender que se os bancos não recorrem à ajuda, é porque eles não estão com a corda no pescoço – disse Pitta.

Como se vê, o ambiente ainda é de volatilidade, com as bolsas, por todo o mundo, mudando do negativo para o positivo muito rapidamente, ou de um dia para o outro ou durante o pregão. Há poucos dias, o setor financeiro puxou o mercado para baixo. Nesta semana, são notícias boas dos bancos que fazem as bolsas subirem.

Fonte: Miriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03