Categorias: Notas

Fábrica de idéias esquisitas no Ministério da Fazenda

Parece que há uma fábrica de idéias esquisitas no Ministério da Fazenda. Todo dia surge uma coisa esquisita, como a que mostra hoje a jornalista Cláudia Safatle, do jornal Valor Econômico, sobre a desoneração da folha de pagamentos.

Se a empresa tiver com muita dificuldade financeira, ela terá desoneração por parte do governo. Ao invés de ser para todo mundo, inclusive para aquelas que estão bem e que poderiam empregar mais, será apenas para quem estiver com problemas, premiando a incompetência.

A empresa terá que comprovar ao sindicato que está com dificuldade financeira. Aí ela terá uma desoneração.

Depois de provar a dificuldade financeira, a empresa combina com o sindicato uma redução da jornada de trabalho. Mas sem diminuição dos salários. Então, na prática, é como se ela tivesse aumento de custos e os trabalhadores tivessem aumento de salário, porque vão trabalhar menos e ganhar a mesma coisa.

O governo abrirá mão de tributos da previdência e de outros que compõem o Sistema S. Além disso, reduziria também o FGTS, caindo de 8% para 1%.

A redução da folha deveria ser feita para toda a economia, pois assim tornaria os setores dinâmicos ainda mais dinâmicos. O problema é que a arrecadação está caindo com a crise e os custos fixos do governo aumentaram nos últimos anos, por conta de uma série de aumentos de gastos, como nos salários do funcionalismo. Agora, falta dinheiro para fazer o que é certo.

Ontem, a reunião com Lula e as centrais sindicais não avançou e na semana que vem eles vão se encontrar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Espero que não seja para levar adiante o que mostra hoje a reportagem do Valor.

Fonte: Miriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DOS VENENOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para falar de venenos dou uma volta ao passado, ir a Natal, Rio Grande do Norte,…

13 de maio de 2024 11h39

DAS ATITUDES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Muitos anos estão acumulados desde que uma dessas reformas idiotas do ensino acabou com os cursos…

10 de maio de 2024 18h50

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30