Comércio mundial despenca
A internacionalização da produção industrial permitiu a fabricação de muitos bens com a utilização de componentes procedentes de diferentes partes do mundo e, assim, impulsionou fortemente o comércio internacional.
Essa relação de causa e efeito é notada também nos períodos de crise: a atividade produtiva está caindo e o fluxo comercial cai ainda mais depressa. O PIB mundial deverá registrar em 2009 um de seus piores desempenhos em várias décadas, com crescimento de 0,5%, segundo estimativas de janeiro; já o comércio mundial poderá diminuir até 9% em volume, no que seria a maior queda desde a 2ª Guerra Mundial.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…