Se o empresário alemão convidasse a orquestra para tocar lá, seria uma maravilha. Mas não. Usam meu imposto para mostrar lá na Alemanha que São Paulo tem uma orquestra! Tocam Brahms no interior da Alemanha! É tão ridículo quanto mandar uma escola de samba alemã tocar aqui no Brasil.
Se ao menos dissessem “a orquestra vai para divulgar música brasileira”, tocar Villa-Lobos, etc, aí talvez fizesse sentido. Mas ir para Viena tocar La Mer, tem sentido isso? O contribuinte aqui de Bauru, que paga essa orquestra, não vê a orquestra tocar em sua cidade e lê no jornal que está tocando no interior da Suíça.
Júlio Medaglia, músico e maestro, sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a OSESP, tocar no exterior.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…